Economizar dinheiro criando um Orçamento Familiar!

A importância de fazer um orçamento familiar

Uma vez tendo o controle dos gastos e dos ganhos, como foi visto na postagem passada, criar um orçamento familiar ajuda no domínio de quanto se pode gastar. Antes de darmos seguimento, esclareceremos ao leitor o que é um orçamento, que nada mais é do que uma previsão dos gastos futuros. Sem o orçamento, torna-se realmente muito difícil a tarefa de economizar dinheiro.

Uma dica interessante para elaboração do orçamento familiar é dividi-lo em categorias, por exemplo, contas fixas: conta de água, conta de luz, conta de telefone; supermercado, criando uma margem de gastos; entretenimento: cinema, teatros, shows; e assim por diante, e dentro dessas divisões definir quanto pretende gastar.

Dicas para economizar dinheiro:

Quando o assunto for compras, existem algumas sugestões: efetuar todos os pagamentos com dinheiro, aposentando o cartão de crédito e o cheque. Esses dois itens são os vilões na hora de economizar, além de criar a ilusão de que sempre tem dinheiro, possuem juros geralmente muito salgados no bolso do usuário. Outra dica é o pagamento à vista, que evita acúmulo de dívidas, e gera generosos descontos para quem ocupa a ponta compradora. Comprar a granel também é uma opção, produtos que tem longa data de validade, e são usados em bastante quantidade, tal como os de higiene, limpeza e alguns alimentícios, podem ser comprados em embalagens grandes com preços menores.

No supermercado o interessante é ter uma lista com os produtos que precisam ser comprados, e lá fazer a busca pelos mais baratos. Aproveitar promoções e ofertas é o ideal, mas é essencial que não se compre alguma coisa pelo simples fato de estar com um preço atrativo. Pesar a necessidade da compra e nunca comprar por impulso economiza dinheiro e evita arrependimentos futuros! Na próxima postagem confira como economizar dinheiro com lanches, tv a cabo, água e estacionamento! Não perca!

Este site promove o curso Criando Prosperidade – O Guia para a sua Liberdade Financeira. Saiba mais aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *