Como Economizar Energia?

Economizar energia, tarefa fácil?

As mudanças que vem se instalando em nosso meio ambiente e especialmente em nossa sociedade tem ocasionado também a alteração em alguns padrões de comportamento. Isso ocorre porque as prioridades e preocupações dos homens se modificam com o passar do tempo, e torna-se necessário adaptar-se a novas condições para sobreviver da melhor maneira possível.


economizar energiaTemos assistido o avanço de uma tomada de consciência referente às questões ambientais, e isso reflete na qualidade de vida do ser humano. As fontes naturais de energia, como por exemplo a geração através das usinas hidrelétricas, largamente exploradas em nosso país tem enfrentado alguns períodos de baixa devido as transformações climáticas e os fenômenos naturais com os quais estávamos pouco acostumados.

Diante disso tem sido de grande importância a busca por alternativas limpas de geração de energia e que não agridam o meio ambiente. Cada vez mais o uso de combustíveis para essa finalidade é abolido, por tratar-se de fonte altamente poluente e não renovável. Um comportamento mais consciente quanto ao consumo também tem transformado o cotidiano dos homens.

Mesmo as fontes renováveis de energia encontram-se muitas vezes ameaçadas e isso tem nos feito buscar formas de poupar e consumir menos esses recursos. Além do mais, o reflexo disso para a economia nas contas de energia, torna-se um atrativo. Como veremos, pequenos detalhes podem significar grandes economias a longo prazo.
energiaOs produtos eletrônicos, sem os quais já não conseguimos realizar nossas tarefas cotidianas, são os grandes responsáveis pelo quadro de aumento no consumo de energia. Por outro lado, cada vez mais as indústrias tem que se preocupado em desenvolver tecnologias aplicáveis a esses produtos, tornando-os capazes de consumir a menor quantidade de energia possível. A nós, enquanto consumidores, cabe dar preferencia para esses produtos no momento de escolher um novo eletrodoméstico, optando por aqueles com consumo de energia reduzido, lembrando que essa informação na maioria das vezes está exposta no próprio produto.

O que mais consome energia em uma casa?

Mais do que optar por produtos que consumam menos energia, devemos também ser responsáveis pelo bom uso dos mesmos dentro de nosso ambiente. Aparelhos como chuveiro, maquina de lavar, televisão e geladeira são os maiores consumidores de energia dentro de uma casa. No entanto, algumas atitudes simples podem nos ajudar a diminuir o consumo dos mesmos.

Como economizar energia no banho?

O chuveiro por exemplo necessita sempre de uma boa instalação, para que suas funções de aquecimento sejam desempenhadas sem desperdício de energia. Entretanto, também cabea nós a decisão de mantê-lo na opção verão em dias mais quentes, diminuindo o consumo de energia. Além disso, o hábito de ensaboar-se com o chuveiro desligado também gera uma grande economia, não somente de energia, mas também de água.

Como economizar energia com máquina de lavar roupa?

A maquina de lavar pode ser uma grande vilã do consumo, especialmente aquelas que lavam com água quente. Porém, mais uma vez pequenas mudanças de hábitos podem nos ajudar a controlar esse consumo. Acumular uma grande quantidade de roupas para então ativá-la evita que a mesma seja ligada diversas vezes, e isso por si só já gera uma grande economia. Além disso, é importante que não de utilize os ciclos longos de lavagem quando isso não for necessário, pois reduzindo o tempo de trabalho da máquina, reduz-se também o consumo de energia.

Como economizar energia com a geladeira?

Para o refrigerador vale a mesma regra de bom senso. Em dias de temperaturas mais amenas não é necessário que se utilize o refrigerador na potencia máxima para manter os alimentos acondicionados. Além disso, também é possível diminuir a potencia quando o mesmo estiver resfriando menos produtos. Esse controle gera uma grande economia.

Dicas finais sobre como economizar energia! Imperdíveis.

Por fim, aparelhos como computador e televisão podem ser grandes armadilhas para o consumo de energia pois muitas vezes os deixamos ligados mesmo sem ser utilizados. A mudança desse hábito pode ser um grande aliado da economia. Além de tudo isso, algo que prestamos pouca atenção são aquelas pequenas luzes de aparelhos que ficam em modo de espera. Ali existe um grande consumo que pode ser evitado coma simples atitude de manter os aparelhos desligados da tomada quando não são utilizados.

Desse modo, percebemos que existem milhares de atitudes que podem ser tomadas para economizar energia sem que sejamos prejudicados ou deixemos de utilizar nossos aparelhos eletroeletrônicos. São apenas algumas mudanças de hábito que a longo prazo podem gerar grande economia, poupando não somente nosso dinheiro, como também os próprios recursos naturais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *