Como Economizar Água

Nossos tempos são marcados pelo surgimento de novas preocupações, entre as quais podemos apontar as questões ecológicas como um tema crescente que vem chamando cada vez mais a atenção da sociedade. Todas essas preocupações ligadas a preservação da natureza e dos recursos naturais estão relacionadas a uma série de transformações as quais nosso meio está sendo cada vez mais exposto.

Transformações climáticas, esgotamento de recursos naturais e fenômenos inesperados da natureza foram responsáveis por abrir os olhos dos homenspara a necessidade de que se tomasse uma série de cuidados. Com essa nova postura que passou a se adotada, uma iniciativa mostrou-se imprescindível: a economia de água.

economia-aguaEssa matéria tão essencial para a vida humana passou a receber maior atenção quando tornaram-se perceptíveis  os problemas com a poluição e o desperdício desenfreado,  e com isso surgiram novas formas de realizar tarefas cotidianas de uma modo que tornasse possível poupar a maior quantidade possível  de água. Além disso,é valido lembrar que apenas uma pequena porcentagem da quantidade de agua disponível no mundo é potável, ou seja,  apropriada par ao consumo humano, e é justamente esta que inspira preocupações.

Se nos dispusermos a realizar pequenas mudanças em nossos hábitos cotidianos, percebemos que é possível sim diminuir o consumo de água e dessa forma poupar esse recurso tão valioso para as gerações futuras.

Em casa uma das casas, a diminuição do consumo de agua na realizaçãodas tarefas domésticas que constitui um grande passo para atingir uma grande economia quando se pensa ao final de casa mês ou ate mesmo ano.

Utilizar menos agua na limpeza da casa, substituir a os longosperíodos de esguicho de água pelo uso da vassoura, diminuir o numero de lavagens no carro, utilizar a máquina de lavar roupas no ciclo econômico, manter a torneira fechada enquanto lava-se as louças são algumas dessas pequenas atitudes que exigem apenas um pequeno esforço para que se alcance uma grande economia.

Mudanças nos hábitos de higiene pessoal também podem ser significativos para que se possa economizar ainda mais água. Escovar os dentes com a torneira desligada, ensaboar-se durante o banho com o chuveiro desligado e diminuir o tempo de banho podem ser exemplos de mudanças ínfimas em nosso dia a dia mas que são capazes de surtir grandes resultados.

O próprio ramos de construção já tem se mostrado preocupado com a possibilidade de se economizar cada vez mais agua nas residências. Através de sistemas de reutilização de água e de descargas inteligentes para os vasos sanitários pode-se diminuir ainda mais o consumo de água, gerando inclusive uma grande economia financeiras, desse modo é muito importante o incentivo e a utilização dessas novas tecnologias pautadas em preocupações ecológicas.

Por fim, não cabe somente aos cidadãos preocuparem-se com a economia em suas casas. Mais do que isso, é importante que os governantes preocupem-se com estações de tratamento mais eficientes e especialmente que se cobre uma maior fiscalização para que as empresas também empreendam políticas de economia e tratamento de dejetos, uma vez que grandes indústrias são umas das maiores responsáveis pela poluição e desperdício de águas em larga escala.

A partir dessas iniciativas básicas, a economia de água e as atitudes ecologicamente conscientes vão aos poucos tornando-se atitudes naturais em nosso dia a dia, além de nos proporcionar uma  maior segurança e a possibilidade de desfrutar de modo mais responsável e por muito mais tempo de nossos recursos naturais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *