Como Economizar no Abre e Fecha da Geladeira

Não abra a porta de sua geladeira frequentemente.

 

JUSTIFICATIVA FÍSICA:

economizar geladeiraO princípio de funcionamento de uma geladeira pode ser entendido pelo desenho abaixo. A parte vermelha corresponde a região de alta pressão (alta temperatura) e a parte azul corresponde a baixa pressão (baixa temperatura). Um dos componentes da geladeira é chamado de compressor. Este impulsiona um gás denominado freon que, quando aquecido, segue para o condensador (a serpentina visível na parte traseira do frigorífico), onde troca calor com o ar exterior, arrefecendo o gás e condensando-o. O líquido refrigerador passa então pelo capilar (uma válvula de expansão ou garganta), que provoca um abaixamento brusco na pressão e consequente evaporação instantânea e auto arrefecimento. Este gás frio entra no frigorífico e completa-se o ciclo termodinâmico.

O compressor entra em ação de acordo com o funcionamento da geladeira, ou seja, sempre que haja a necessidade de resfriar o ar interno. Abrir a porta constantemente exige mais esforço do compressor, propiciando o aumento de energia elétrica.

Quando há variação de temperatura sem que haja variação do estado físico da matéria, o que ocorre quando o ar quente entra na geladeira, dizemos que o calor é sensível e pode ser calculado pela fórmula: Q=m*C*T, em que Q:  quantidade de calor, m= massa do corpo, c= calor específico e T = variação de temperatura.

 

QUANTIFICAÇÃO DA SUGESTÃO:

Uma geladeira de 500 litros tem sua temperatura igual a 5°C e a temperatura externa é 25ºC. O calor específico de ar é 0,24 cal/gº  e a densidade é 1,3 g/L.

  • d=m/v

1,3 g/L = m/500 L

m = 650 g

 

Q = m*c*t

Q = 650 g x 0,24 cal/g°C x 10ºC

Q = 3120 cal (quantidade de calor que a geladeira recebe toda vez que a porta for aberta)

 

CONCLUSÃO:

Portanto, se a geladeira for aberta três vezes para pegar um alimento por vez, ela ganhará o triplo de calor do que ganharia se os três alimentos fossem pegos de uma só vez. Isso porque o motor terá que trabalhar três vezes mais para manter uma temperatura ideal para a geladeira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *